sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Marcos Aguiar apoia o I Encontro de Lideranças Indígenas promovido pela AMICOP



MARCOS JÚLIO AGUIAR
Rua Padre Mororó, 422, Bairro São José, São Caetano do Sul, São Paulo.
CEP: 09581-040.
Fones: 42389639, 27590390, 47987110 e 97291011.


Coordenador do Projeto “Índios na Cidade” da ONG Opção Brasil (IMES – www.opcaobrasil.org.br), trabalha com indígenas, em especial os que vivem em cidades e fora de suas aldeias, desde 1998.

Desde 2006 é observador e colaborador do Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU a convite de Marcos Terena.
Desde 2000 já deu formação sobre a questão a mais de 2000 educadores tanto de universidades como de prefeituras e de outros segmentos (como editoras e colégios particulares). Também a muitos anos participa de conferências diversas (saúde, igualdade racial e étnica, juventude, direitos humanos, educação, cultura, assistência social, etc.) como convidado, palestrante ou participante, mas sempre levando os indígenas para debaterem com a sociedade.
Já forneceu informações a mais de 40 teses de doutorado e de mestrado sobre a questão dos indígenas que vivem em área urbana. Na parte de graduação foram mais de 60 trabalhos auxiliados, fora o auxílio dado a alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio.
Já teve entrevistas publicadas em diversos jornais, rádios e revistas. Seu Trabalho com o Projeto Índios na Cidade foi citado no Relatório de Direitos Humanos da ONU. Auxiliou no abaixo assinado realizado pelo Projeto Pindorama (PUC SP) que pedia a obrigatoriedade do ensino da Cultura Indígena na escola (esta lei foi aprovada em 2008 sob o numero 11645/08 da LDB). Teve importante participação na Conferência Latino-Americana de Antropologia Jurídica em Oaxtepec, México, com a presença de 25 países, a convite da líder indígena brasileira Eliane Potiguara. A Universidade local que apoiou o evento, a CIESAS, possui um artigo acadêmico desta palestra em seu site: http://www.ciesas.edu.mx/proyectos/relaju/cd_relaju/Ponencias/Mesa%20Escalante-Igreja/JulioAguiarMarcosespanol.pdf.
            Também neste ano escreve um texto para o livro do professor da série “Tecendo Linguagens”, livro esse de primeira série da Editora Nacional.

2007 – 1º convite do Indígena Marcos Terena para participar como colaborador e observador no Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU em Nova York. Isto ocorreu em Maio. Neste mesmo ano realiza uma mini videoconferência com a França em parceria com a associação francesa “Tèrre Indigéne”.

2008 – Realiza nova videoconferência com a França, desta vez com alcance maior (está no www.youtube.com, procurando por “Vídeo Conferencia do Projeto Índios na Cidade”). Também realiza o 1º Encontro Indígena do Alto Tietê. É Conferencista na “Conferencia de Juventude Indígena da Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia)” em Tabatinga (AM). Participa da elaboração da Cartilha “Eu sou do mundo” que trata dos indígenas que vivem em São Paulo e tem como uma das autorias a EDUSP. Escreveu um texto sobre o “Caminho do Peabiru” - e outras curiosidades indígenas – para o livro “Curumim Poranga”, de autoria de Neli Guiguer e impresso pela Editora Paulinas (será lançado em 2009). Por esta questão seu trabalho foi citado na dissertação de mestrado de Cláudia Camposs na Universite Paris 1 Pantheon – Sorbonne (cujo tema foi “Elaboration d’une oeuvre pour sensibiliser a la disparition des peuples indigenes”). É promulgada a lei 11645/08 – da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – em que se exige a História Afro Brasileira e Indígena em todo o currículo escolar (e que tivemos participação direta nisto).

2009 – Implanta junto com comunidades indígenas, o Ministério da Cultura e a ONG “Opção Brasil” o primeiro Ponto de Cultura Indígena de Área Urbana do Brasil. Este Ponto de Cultura fica na região do Alto Tietê (região da Grande São Paulo), na cidade de Mogi das Cruzes e faz parte do projeto “Pontão de Cultura – Cultura e meio ambiente, tecendo o saber” (ver no site www.pontaodecultura.org.br). Em abril deste ano foi convidado a coordenar a “Roda dos Saberes” da “Semana dos Povos Indígenas” no Memorial dos Povos Indígenas, onde falou de seu trabalho com indígenas em área urbana e deu formação sobre a lei 11645/08 (que exige a história da cultura afro brasileira e indígena em todo o currículo escolar), colocando a forma prática de como aplicá-la em sala de aula. Obteve nova participação no Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU e realizou nova videoconferência com a França, mas com conexão em 4 locais no Brasil (São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes em São Paulo, Tabatinga no Amazonas e Porto Alegre no Rio Grande do Sul). Participa de conferencias – junto com os indígenas – de igualdade racial e de educação – assim como em outros eventos – para falar da realidade indígena e também da implantação da lei 11645/08, se tornando assim como um dos únicos expoentes dos assuntos referentes a esta lei e de como aplicá-la na prática. Como ocorre todo ano, sempre orienta os indígenas para as questões de politicas publicas. Lança o Blog do Projeto “Índios na Cidade” e participa do lançamento e da estrutura do Portal Indígena das Américas (www.ictindigenousportal.org) com apoio da ONU e de varias entidades indígenas internacionais e nacionais. Lança – junto com a autora Neli Guiguer e indígenas – o Livro “Curumim Poranga”, da Edições Paulinas.
Em 2010 dinamizou suas ações após ter recebido do Ministério da Cultura o Prêmio Tuxaua 2009 pela sua atuação junto aos indígenas de área urbana.

Já auxiliou e realizou projetos com diversas pessoas, prefeituras, empresas e entidades (públicas ou privadas) sobre a realidade da questão indígena hoje: prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, São Paulo, Suzano, Guarulhos, Osasco, Cotia, entre outras; palestras na sede do Banco Real; ONG´s CEERT, Nova Era Novos Tempos, Associação Térre Indigéne, GRUMIN, IDETI, Ação Educativa, entre outros; nas faculdades IMES, UMESP, FAMA, PUC SP, entre outras; entidades do governo federal (SEPPIR, FUNAI, MEC, entre outros); Colégios Santa Maria, Pueri Domus, Estaduais, Municipais, entre outros.
Muito nos orgulha o apoio de Marcos Aguiar neste evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário